O Excimer laser foi inicialmente utilizado para correção da visão pela técnica de Ceratotomia Foto-refrativa (PRK); as primeiras cirurgias ocorreram no ano de 1989. É uma cirurgia de 14 anos de idade com ótimos resultados. É uma técnica mais conservadora do que o LASIK mas nem por isto com menos riscos.

A córnea é raspada na parte central anterior, o laser incide e coloca-se uma lente de contato como curativo por 4 dias, vai ser bastante dependente de analgésicos nos 2 primeiros, e de colírios e acompanhamento médico nos primeiros meses visto que a pressão ocular pode se alterar com o uso desta medicação.

A visão vai sendo recuperada progressivamente após o laser. Oscilação da visão, embaçamento noturno e fotofobia (sensibilidade à claridade) são comuns e desaparecem com o tempo.

A sensação de areia ou cisco nos olhos costuma aparecer algumas horas após a cirurgia e amenizam lentamente. O melhor é fechar os olhos ou até mesmo dormir. No dia seguinte ela deve estar menor. Durma com o protetor ocular.

É proibido levar as mãos aos olhos no dia da cirurgia. Durante uma semana, não esfregue ou aperte os olhos. Há lacrimejamento, use lenço de papel descartável. Lave bem as mãos antes de proximá-las dos olhos.

Durante uma semana, utilize óculos escuros sem grau sempre que sair de casa ou do trabalho para proteção contra algum corpo estranho e contra a claridade. Evite tomar sol no primeiro mês (ele pode interferir na cicatrização). Não nade ou tome sauna neste período.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE PRK E LASIK:

PRK LASIK
Anestesia Tópica Tópica
Há cortes na córnea Não Sim
Há dor na cirurgia Não Não
Há dor no pós-operatório imediato (24-48h) Sim Não
Tempo de recuperação Mais dias à 3 meses Muito curto (1 à 7 dias)
Há raspagem do epitélio da córnea Sim Não
Possibilidade de resultado final Ótimos Ótimos
Formação de Haze Geralmente (Pequenas manchas de cicatrização na córnea que devem desaparecer com o tempo) Geralmente Raro
Possibilidade de reoperar Sim Sim
Tempo ideal para reoperar (retoque) A partir de 1 ano 30 dias em diante até 6 meses
Pode se operar córnea fina Sim Não
Idade para operar Maior de 18 anos Maior de 18 anos
Riscos de infecção Usuais Usuais
Riscos de complicações trans e pós-operatórios imediatos Menores Maiores
Revisões pós-operatórias Mais frequentes Menos frequentes
Possibilidades de halos à noite Sim Sim
Intervalo de cirurgia entre os 2 olhos 2 semanas em média
Muito pouco, podem ser até
no mesmo dia
® Copyright by MD5 Network 2003 - Todos os direitos reservados.